Validade dos Perfumes!

Quando acabamos de comprar um perfume não pensamos se o mesmo tem data de validade e vamos usando, muitas vezes com parcimônia (poupando) para que ele dure por muito tempo.
Muitas vezes, deixamos os nossos raros e preferidos somente para ocasiões especiais. Só que a ação do tempo faz com que as substâncias ali contidas, os óleos essenciais aromáticos e os conservantes percam muito das suas propriedades que são perfumar e conservá-los livres de oxidação e contaminações.
Todo bom perfume tem uma etiquetinha colada ou uma impressão com o número do lote de fabricação e com ele podemos rastrear a sua origem e até quando ele está válido.


Covet SJP
Covet SJP

A estimativa de vida útil do perfume se dá entre 2 e 3 anos, no máximo.
.
Por que?
Esse é o tempo máximo que o fabricante garante que as características do perfume como cheiro e fixação permaneçam intactas.
.
O que devo observar?
Em primeiro lugar, colocamos o vidro contra uma superfície clara, de preferência branca e checamos como está a coloração do líquido. Se há modificação de cor, turvação e mudança no cheiro, pode ser que tenha ocorrido oxidação de algum componente ou de toda a fórmula do perfume.
Se for detectado depósitos de partículas estranhas no fundo ou na saída do líquido, com certeza já não é um bom produto para ser utilizado pois pode estar acontecendo uma contaminação bacteriana ou fúngica e isso pode ser prejudicial à saúde porque o mesmo irá entrar em contato diretamente com a pele, causando alergias, bolhas, irritações e até mesmo queimaduras.
.
Como prolongar a vida útil do perfume?
Ter em mente que para garantir a sua qualidade até o fim da validade requer cuidados, o primeiro é mantê-los longe de iluminação solar, luz doméstica (até de lâmpadas frias), calor e umidade.
O hábito de deixar o mármore do banheiro e a penteadeira do quarto cheio de perfumes pode ser um erro que vai afetar muito a duração.
Um bom lugar para guardá-los é em suas caixas originais num armário livre de umidade e iluminação.
Não deixá-los destampados pois uma simples gota é o suficiente para oxidar a tampinha e todo o resto.

Leave a Reply