Diferenças entre perfumes masculinos e femininos!

Já não é mais tão simples diferenciar perfumes masculinos dos femininos.




212 Splash, nas versões masculina e feminina


Tradicionalmente desde o ínicio da história da perfumaria tem-se que os perfumes femininos sejam adocicados, que passem o sentimento de delicadeza, e com notas florais. Enquanto que os masculinos, possuem sentido másculo e de força, além de durar muito tempo na pele. Essas características são fundamentais em perfume desejado pelo público masculino, visando ainda garantir a atenção feminina.


O mercado é carente de Eau de Parfum para homens, mas por quê?

Simples. Existe uma diferença básica na absorção do perfumes pelas peles masculinas e femininas. A pele masculina é mais oleosa e com isso retém mais a fragrância.
Estudo divulgado pelo The International Journal of Cosmetic Science ( Jornal Internacional de Ciências Cosméticas), mostra que existe uma grande diferença do Ph da pele masculino para o feminino.

O teste consistia em colocar homens e mulheres em diferentes situações estressantes e após seria medido o pH da pele. O suor feminino está na faixa de pH 7 que indica neutralidade, exatamente no balanço entre a acidez e a basicidade. Enquanto o masculino está na faixa de pH 5,6 que significa bastante acidez.
Com base nesses dados, vemos o porquê da escolha criteriosa dos componentes da base do perfume masculino, eles devem ter a capacidade de prolongar o cheiro, sendo as escolhas notas fortes e de difícil volatilização como: âmbar, musk, patchouli, madeiras, resinas, musgos, etc.

Pode parecer mentira mas não há diferenças químicas entre um e outro, a diferença se dá somente na escolha das notas e suas concentrações para dar o produto final.
A escolha da fragrância para cada um pode ter diversos fatores motivantes, no caso da mulher pode ser a sedução, o frescor ou a alegria ligada às sensações que o perfume provoca.
Para os homens é justamente a sedução que move a escolha do perfume, eles querem um perfume que atraia os olhares das mulheres ou homens, querem ser lembrados.
Diversos fabricantes apostam nessa tonicidade e colocam no mercado perfumes em pares, como por exemplo:




Play for her e Play da Givenchy
Play for Her
Play
Hugo XX e Hugo XY de Hugo Boss
XX Hugo Boss
XY Hugo Boss
Just Cavalli Pink e Just Cavalli Blue de Roberto Cavalli

Leave a Reply