O Boticário comemora 35 anos com nova Logomarca

Nesta quarta-feira (23/03), um dia após comemorar seu 34º ano, o Boticário apresenta ao mercado sua mais nova logomarca. A novidade retrata a evolução da empresa e é resultado das pesquisas constantes realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos entre o final de 2009 e meados de 2010 com o público feminino. A primeira loja a ter o novo logotipo na fachada é a do Shopping Morumbi, em São Paulo.

O perfil das consumidoras do Boticário apurado nessas pesquisas mostrou mulheres com atitude, vibrantes, que querem sempre mais e contagiam as pessoas ao redor com seu alto astral e otimismo. Que acreditam na beleza e, por isso, se cuidam. Que se destacam sem exageros, mas com sua espontaneidade. Que equilibram valores profissionais e pessoais e buscam a harmonia.

“Percebemos que as pessoas têm orgulho de presentear com produtos do Boticário. Para elas, a marca representa a sofisticação acessível, próxima e sempre alinhada às tendências, o que lhes garante estarem sempre conectadas à moda. Esse valor agregado que o Boticário carrega é, sem dúvida, resultado dos 34 anos de experiência no segmento de perfumaria e cosméticos e da proximidade cada vez maior com nossos consumidores ao longo de todo esse tempo”, afirma a diretora de Marketing e Vendas do Boticário, Andrea Mota.


Unir sofisticação, perfil das consumidoras, modernidade e o valor da marca que se tornou a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo foi o grande desafio na criação da logomarca. Um monograma com caligrafia especial remete à feminilidade e à beleza, e florais conferem elegância e leveza à marca.
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A modernidade e a flexibilidade ganham espaço com a possibilidade de múltiplas combinações de cores. Alguns exemplos das dezenas de cores e combinações possíveis:


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“Mais do que novas formas e cores, a logomarca do Boticário traduz nossos valores e a experiência conquistada nesses 34 anos”, diz Andrea. “Nossos produtos trazem às consumidoras experiências sensoriais e momentos de prazer, de cuidados pessoais que fazem a mulher se sentir bem e bela. Tornam próxima e acessível a sofisticação, atendendo às necessidades e os desejos da consumidora, da forma, do jeito e no momento de cada uma. E potencializam a beleza das mulheres, tornado-as ainda mais envolventes e contagiantes”, completa a diretora. Para traduzir tudo isso, a marca passa a utilizar a assinatura “A vida é bonita. Mas pode ser linda”.
Os primeiros produtos com a nova logomarca chegam às mais de 3 mil lojas do Boticário em 11 de abril. A transformação da comunicação visual nos pontos de venda e nos produtos ocorrerá de forma gradual.



Campanha publicitária



A partir de 27/03, vai ao ar uma campanha institucional composta por filme de 90 segundos – que estreia no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo – anúncio para web e impresso sequencial para revistas.

O pano de fundo do filme é o quarto de uma mulher, por volta dos 30 anos. Ela está arrumando seu armário e derruba um envelope, destinado a ela mesma, no futuro. Sente uma delicada fragrância, borrifada na carta, no passado, e enquanto lê, lembra de fatos marcantes em sua vida, que se intercalam com questionamentos escritos na carta. Ela dentro de um avião prestes a decolar, por exemplo, passando um batom. Olha pela janelinha, e sorri confiante; na carta, uma pergunta: “Será que tomamos as decisões certas?”. A mulher lembra-se ainda de um músico de rua tocando sax, em frente a uma loja do Boticário. Os pedestres passam apressados, sem notar a magia da música do artista, ao contrário dela. Mais uma pergunta para o futuro: “Será que o tempo não nos tirou o dom de nos emocionar?”.

 A cena volta para a mulher em seu quarto. Durante a leitura, surge mais uma indagação: “E aquele nosso segredo, alguém descobriu?”. Olha rapidamente para os lados, para ver se não há ninguém por perto. Sorri ao perceber que está sozinha.

 Corta a imagem para essa mulher em várias situações do seu atual dia a dia, como escrevendo um twit no celular, dirigindo seu carro com a família, cozinhando, no metrô, durante maratona e passando um creme do Boticário, enquanto é admirada pelo marido. Sempre com os questionamentos rondando sua cabeça.

 A última lembrança que vemos é essa mulher com uns 17 anos, finalizando a tal carta com a pergunta para si: “O mais importante: estamos felizes?”. Em seguida borrifa um perfume do Boticário. De volta ao quarto, lê a última linha que escreveu naquela época: “Se eu nos conheço bem, devemos estar”. Sorri realizada. Entra o off:” Onde quer que você chegue, chegue linda”.  E encerra com a assinatura: “O Boticário. A vida é bonita, mas pode ser linda.”


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9 responses to “O Boticário comemora 35 anos com nova Logomarca

  1. Marcelle Gália

    O comercial é emocionante, faz repensar cada plano que toda mulher já fez. Deixar-se uma carta para o futuro parece uma boa ideia em qualquer idade. Adoro o novo logotipo! Tem contornos suaves e trazem um ar de sofisticação.

  2. Seu blog é ótimo, parabéns! pena que eu não seja fã de beleza e essas coisas todas. rs '

  3. Mr. Hag

    Consegui visualizar cada imagem da propaganda e, pelo menos, na minha mente ficou genial. Espero que eles consigam superar minha imaginação astuta! Gostei do seu blog, mesmo não sendo muito fã da Boticario fico feliz da marca ter completado 35 anos sem usar botox, seria um ótimo exemplo para figuras como Gretchen e Angela Bismarchi.

    Vai lá comentar no meu, eu volto pra retrbuir:

    http://diegohag.blogspot.com/2011/04/cotidiano.html#links

  4. Sand_dejesus

    Pooooxa, ficou massa!
    O Boticário é uma empresa conhecida pela qualidade dos produtos que tem, gostei muito da nova logomarca.
    Abraços

  5. Habib Sarquis

    Parabéns a Boticário. Uma empresa séria e com qualidade.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

  6. Charlotte

    Gostei da Postagem Bem Informativa...Vo na Boticario Mais tarde ver as Tendencias ...rs !

    http://devaneiros.blogspot.com/

  7. Clara Vale

    Eu achei linds o novo logotipo, mesmo não tendo mudado muito *-*

  8. Contatohrdoblush

    adoorei seu blbog, temo mesmo estilo do meuu.. inclusive ja postei sobre essa nova marca
    rs

    http://www.hrdoblush.com/

  9. Mariele

    Adoreei o novo logotipo da boticário!

    Seguindo colega ;D
    http://cricri-grilo.blogspot.com/

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