Segundo dados da Euromonitor, o Brasil assume a posição de maior mercado para perfumes do mundo, superando os Estados Unidos. O faturamento com a venda de fragrâncias passou de US$ 4,5 bilhões em 2009 para US$ 6 bilhões em 2010, uma alta de 33%. Nos Estados Unidos, as receitas referentes ao segmento ficaram em US$ 5,3 bilhões no ano passado. No ranking mundial, a Alemanha ficou em terceiro lugar (US$ 2,49 bilhões), seguida pela França (US$ 2,44 bilhões) e Rússia (US$ 2,1 bilhões).
De acordo com a consultoria, o consumo de perfumes no Brasil está mais concentrado nas marcas populares, que possuem 93% das vendas. As líderes no mercado nacional, como aponta a Euromonitor, são Natura e O Boticário – juntas, elas somam 60% de participação.
Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp) informa um crescimento de 18,4% em 2010 nas categorias de cosméticos e perfumes. Os números da Euromonitor são, ressalta a reportagem, influenciados pela valorização do real frente ao dólar – o que favorece o Brasil, em relação a outros mercados.
Em entrevista ao jornal, fabricantes nacionais destacam o potencial do mercado brasileiro, bem como as estratégias adotadas de acordo com a região do País. Segundo a diretora de marketing e vendas de O Boticário, Andréa Mota, atualmente 61% dos brasileiros usam perfume. No Nordeste, cerca de 90% das pessoas usam algum tipo de perfume, diz a executiva, enquanto no Sul, esse percentual cai para 40%.