A Natura anunciou um plano para revitalizar a marca Ekos, uma das mais importantes para a marca. É o maior movimento da linha Ekos desde que foi criada, e que terá início em julho, apresentando novas fórmulas, embalagens e linguagem de marca.
Foram três anos de estudos para mudar as formulações que ganharam maior quantidade de ativos da biodiversidade. Dessa forma, o volume comprado dessas matérias-primas deve passar de 93 toneladas para 191 toneladas ao ano, beneficiando os moradores das comunidades fornecedoras de matérias primas para a Natura.
“Além de valorizar os ativos da biodiversidade, mantendo a floresta em pé, nós nos preocupamos com as comunidades parceiras, em nos relacionar com elas de forma ética e justa. Estamos usando uma quantidade superior de ingrediente da biodiversidade, que faz com que apoiemos mais o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia e o cuidado com o meio ambiente nas comunidades”, diz Loredana Mariotto, diretora de unidade de negócios da Natura.
Além das fórmulas, as novas embalagens e os rótulos inovadores destacam as propriedades naturais e as características de cada ativo, trazem informações sobre tecnologia verde e ainda contam histórias e tradições que envolvem os ativos da biodiversidade brasileira e as comunidades parceiras.
A revitalização passará por todas as categorias, começando pelos produtos para os cabelos, seguidos dos artigos para o corpo e de sabonetes (líquidos e em barra), óleos corporais e itens de perfumaria (relançamento dos frescores). A linha Natura Ekos para os cabelos, a primeira a ser modificada, reforça a performance e o resultado adequado para cada tipo de cabelo, conforme a sua necessidade, com tecnologia verde. As fórmulas são livres de silicones e parabenos, compostas por ativos naturais com eficácia cientificamente comprovada – além de agentes de limpeza condicionantes e espessantes, feitos com óleos 100% vegetais.
O portfólio da linha para cabelos foi dividido conforme a necessidade do cabelo, indicando o ativo específico para o tratamento. Para os oleosos, a refrescância da pitanga; fios indisciplinados e com frizz ganham o reforço do maracujá; os secos e quebradiços são tratados com os ativos da castanha; e os cabelos extrassecos e com volume ficam mais macios graças ao toque hidratante do cacau.
Para o corpo, a grande transformação do portfólio é a entrega de produtos que vão além dos cuidados básicos de hidratação e perfumação. Cada ingrediente da biodiversidade brasileira reflete o conhecimento popular através de benefícios específicos para a pele. Com destaque para a linha Castanha que explora as propriedades nutritivas, fortalecedoras e emolientes do leite extraído desse fruto. Conhecida como alimento nutritivo e rico em selênio, a castanha – assim como seu leite – é a principal fonte de alimentação dos povos da floresta. Além disso, estudos científicos comprovaram sua ação antibacteriana e antifúngica, fortalecendo a barreira da pele e protegendo-a contra o ressecamento.
Além dos produtos à base de castanha, Natura Ekos Corpo traz uma nova linha de hidratantes, que se diferenciam pela fragrância e pelo sensorial. Na categoria de banho, destacam-se os sabonetes líquidos e em barra, que trazem novas fragrâncias e novos sensoriais (cremoso, translúcido e esfoliante), além de serem desenvolvidos sem silicones e promoverem maior espumação. Destaque para o Sabonete Líquido de Cacau que, de acordo com a empresa, promove alta hidratação. Os multipacks de sabonetes em barra sortidos também serão relançados, com nova embalagem, adequada à nova linguagem da marca.
Os óleos corporais também foram reformulados, com fórmulas ainda mais vegetalizadas e o Óleo de Massagem Andiroba que também teve seu frasco renovado e chega com fórmula ainda mais eficaz para massagear e relaxar o corpo das tensões diárias.
Na categoria perfumaria, a linha Natura Ekos apresenta nova identidade visual inspirada nas garrafas e cuias dos mercados tradicionais, com formatos simples, harmônicos e modernos. Os rótulos e cartuchos contam histórias e tradições da cultura brasileira, além de trazerem informações sobre as comunidades fornecedoras, com depoimentos de caboclas que inspiram a linha.
Os dados técnicos também ganham destaque nessa revitalização da linha, para refletir as práticas da marca, como o uso de 100% de tecnologia verde, o balanço socioambiental e o aumento da reciclagem, estimulando o uso dos refis.